Conferencistas

Na ordem da programação:

Fabiana de Sant’Anna Evangelista

Presidenta da Comissão Cultura e Extensão da EACH

 

Graduada em Esporte pela Universidade de São Paulo (1998), mestre em Biologia Molecular pela Escola Paulista de Medicina (2001), doutora em Ciência pela Escola Paulista de Medicina (2004). Realizou pós-doutorado no Instituto do Coração (InCor-FMUSP) (2006-2008) e na Georgia State University, Atlanta, EUA (2013-2014). Atualmente é professora associada do Curso de Educação Física e Saúde na Universidade de São Paulo
Iván Godoy-Flores

Presidente do VIII EPPP

Licenciado em Administração de Empresas, Engenheiro em Administração de empresas e Mestrado em Ciencias Sociais Aplicadas pela Universidade de Tarapacá (Chile). Pesquisador da Universidade de Tarapacá. Doutorando do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Fez estagio na Faculdade de Direito, Ciencias Políticas e Sociais da Universidad Nacional de Colombia. Integrante no Grupo de Estudos de Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo da Universidade de São Paulo- Gepsipolim.
Sandra Regina Ramos Braz

Co-Presidenta do VIII EPPP – GEPSIPOLIM 

Formada em Psicologia pela Universidade Ibirapuera, mestranda em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da USP com o tema “Orientação Profissional em tempos de neoliberalismo: (im) possibidades?”. Pesquisadora em Orientação Profissional Crítica. Integrante no Grupo de Estudos de Psicologia Política, Políticas Públicas e Multiculturalismo da Universidade de São Paulo- Gepsipolim. Membro do comité de organização do VIII Encontro Paulista de Psicologia Política.
Bruna do Amaral Suruagy Dantas

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre e Doutora em Psicologia Social (PUC-SP). Fez estágio de doutoramento na Universidad Complutense de Madrid. Desde 2012 é docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua na área da Psicologia Social Comunitária com intervenções psicossociais e pesquisa, numa perspectiva psicopolítica, as relações entre religião e política, os novos movimentos religiosos, o fenômeno da pentecostalização, os modos de produção da ideologia nas sociedades contemporâneas, os processos de conscientização e desideologização, as questões da naturalização e individualização dos problemas sociais.
Pe. Ticão

Paróquia São Francisco

Padre Antônio Luís Marchioni, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Ermelino Matarazzo, Diocese de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo-SP. Importante liderança dos Movimentos e Pastorais Sociais da região, atua nas mais diversas áreas em defesa de Políticas Públicas que atendam efetivamente às necessidades da população. Colunista da Revista Carta Capital.
Alessandro Soares da Silva

USP

Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre e Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (USP). É docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas, do qual foi coordenador e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Cofundador da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) e da Asociación Ibero-Latinoamericana de Psicología Política. Coeditor das Revistas Gestão & Política Públicas (USP) e Psicologia Política (ABPP). Fez estágio na Universidad Complutense de Madrid no Departamento de Sociologia das Estruturas Sociais.
Telma Regina de Paula Souza

UNIMEP  

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Bolsa Sanduíche para aperfeiçoar seus estudos e realizar parte da pesquisa na Università degli Studi di Milano (1996-1997), orientada pelo Dr Alberto Melucci. Atualmente é docente e pesquisadora na Universidade Metodista de Piracicaba, atuando principalmente nos temas: processos identitários, ações coletivas, políticas públicas, participação social, democracia brasileira e controle social. Gerencia o Observatório de Políticas Públicas dirigidas a Criança e ao Adolescente de Piracicaba.
Marilene Proença

USP

Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP.
Rodrigo Toledo

USCS e UNIP

Rodrigo Toledo é Psicólogo Escolar, Doutor e Mestre em Educação. Atua como Supervisor de Estágio e Docente nas áreas da Psicologia Escolar, Psicologia Comunitária e Ética Profissional na Universidade Municipal de São Caetano do Sul e UNIP. É pesquisador nos grupos Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões e GECOMP – Escola, Comunidade e Políticas Públicas. Especializou-se nas temáticas de enfrentamento à desigualdade e social e o atendimento da população LGBT em contextos educativos, formação em Psicologia e Ética Profissional.
Kimi Tomizaki

USP

Kimi Tomizaki é professora de sociologia na FE/USP, junto ao Departamento de Filosofia e Ciências da Educação (EDF) e ao Programa de Pós-graduação em Educação. A pesquisadora tem se dedicado a dois eixos de investigação: (i) pesquisa e análise de processos intergeracionais de transmissão e assimilação de percepções, valores, condutas e comportamentos a respeito da escola, trabalho e política; (ii) a compreensão de processos de socialização política, politização e engajamento militante.
Graziela Serroni Perosa

USP

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998) e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992). Durante o doutorado teve bolsa-sanduíche da CAPES na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (2002-2003). É professora livre docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), orientadora do Programa de Pós Graduação em Estudos Culturais e pesquisadora do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP/EACH/USP).
Salvador Sandoval

PUC-SP     

Graduação em Latin American Studies – University of Texas at El Paso, Mestrado em Ciência Politica pela University of Texas at El Paso, Mestrado e Doutorado em Ciência Politica pela The University of Michigan at Ann Arbor. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, e professor assistente doutor aposentado da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Realizou pós-doutorado no Center for the Study of Social Change, New School for Social Research, New York (1995), e pesquisador convidado no David Rockefeller Center for Latin American Studies, Harvard University como J.P Lemann Visiting Scholar (2000). Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social-ABRAPSO, sócio fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Politica-ABPP e fundador da Revista Psicologia Política sendo um dos primeiros co-editores. Professor visitante na Concordia University, Montreal Canadá em 2008 e em 2012. Membro fundador da Associación Ibero-Latino-Americana de Psicologia Politica.
Martin Jayo

USP

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas-SP com período sanduíche na École des Hautes Études Commerciales de Montréal. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e bacharel em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Desde 2011 é docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, onde atua no Curso de Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política.
Soraia Ansara

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Licenciada em Filosofia pela FAI; mestre e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP; Foi professora da Estácio/Uniradial (Brasil) e educadora do Centro
Cida Romano do Instituto Sedes Sapientae em São Paulo. Ela também é co-fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP). Atualmente é académica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Maria Amelia Teles

União de Mulheres de São Paulo

Amelinha é diretora da União de Mulheres de São Paulo, coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares – onde já participaram mais de 5.000 mulheres -, integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e é assessora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. Em 2005, a família Teles moveu uma ação declaratória contra Carlos Alberto Brilhante Ustra, que em 2008 foi o primeiro agente da ditadura a ser declarado torturador.
Julia Gumieri

Museu da Resistência

Pesquisadora no Memorial da Resistência de São Paulo desde 2015. Possui o mestrado (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP) e graduação (2011) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre 2013 e 2014 foi membro da Comissão da Verdade da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atua nas áreas de História Social, História Política e Direitos Humanos com ênfase em pesquisas sobre Justiça de Transição, Políticas de Memória e Ações de Reparação no Brasil, Patrimônio Cultural, História Oral, Lugares de Memória da Ditadura Brasileira.
Marcia Prezzoti Palassi

UFES

Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha. Pós-doutorado em Psicologia Social na Universidad Complutense de Madrid. Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com período sanduíche na Universidade Autonoma de Barcelona. Cofundadora da Associação Brasileira de Psicologia Política e da Revista Psicologia Política. Desde 2005 é docente no Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Observatório de Práticas Participativas. Atua na área de Administração, Psicologia Social do Trabalho e Psicologia Política, nos temas: estudos organizacionais, privatização, trabalho, consciência política, subjetividade, democratização da administração e gestão, participação das pessoas nas organizações, nos mecanismos participativos na administração pública e em ações coletivas nos setores público, privado e terceiro setor.
Cristiane Kerches da Silva Leite

USP

Professora Doutora no curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas e no programa de pós-graduação Mudança Social e Participação Política (Promuspp) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (1996), mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2000 e 2006 respectivamente).
Dennis de Oliveira

USP

Professor livre-docente em Jornalismo, Informação e Sociedade na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela USP. Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Popular, atuando nos temas: comunicação e cultura, processos mediáticos e culturais, comunicação e recepção, processos mediáticos e jornalismo, mídia e racismo, e integração na América Latina. Coordenador do Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação.
Ester Rufino

EDUCAFRO

Graduada em Direito pela Faculdade Zumbi dos Palmares com o Trabalho de Conclusão de Curso “Ações Afirmativas – Cotas Raciais; 2017”. Ativista, militante da Educafro pelo movimento Contra violência das mulheres negras. Adjunta do departamento Acadêmico de Bolsas – ibccrim. Compõe o GT de advogadas negras Antiscrimitorio – São Paulo