Grupo Teatral Espalhafatos no VIII EPPP

Não perca! O Grupo Teatral Espalhafatos estará apresentando uma peça chamada Luto! Relatos Não Héteros com a direção e dramaturgia de Rogério Pimenta. A apresentação será na quinta-feira dia 5 de dezembro às 20h00 no Auditorio Azul da EACH/USP. Entrada franca.

“Luto! Relatos Não Héteros” traz nove histórias reais de pessoas que sofreram discriminação por conta de sua orientação sexual e identidade de gênero, mas não se anularam e se permitiram viver como se reconhecem, enfrentando a realidade preconceituosa da sociedade, da família e até de si mesmo. São vivências de diferentes épocas e gerações que envolvem e fazem refletir sobre o quão irrelevante deveria ser a orientação sexual de uma pessoa diante de seus valores como indivíduo.

Nesta produção, o Grupo Teatral Espalhafatos, criado em 1999 na Zona Leste de São Paulo, escolheu trabalhar com o Teatro Verbatim, uma forma de teatro documentário, no qual a dramaturgia é construída a partir de depoimentos reais gravados e que são reproduzidos fielmente pelos atores e atrizes, palavra por palavra. Esse gênero de teatro surgiu na Inglaterra nos anos 90 e tem conquistado cada vez mais espaço no meio teatral.

O processo de montagem começou com a captação dos depoimentos feita pelos próprios atores e os exercícios relacionados à escuta e interpretação. Com as entrevistas gravadas, o diretor Rogério Pimenta deu início à dramaturgia, editando os discursos e escrevendo as versões das músicas. Ele também assina figurino e cenografia, elementos fundamentais para a promoção da mensagem que a peça se propõe a passar.

Assista ao teaser do espetáculo: https://youtu.be/hcPPNtEN9LI

SINOPSE:
Nove histórias de vida de pessoas com orientação homossexual nos transporta para uma realidade preconceituosa da sociedade, família e até mesmo do próprio indivíduo. São vivências de diferentes épocas e gerações que nos envolve e nos faz refletir sobre o quão irrelevante deveria ser a orientação sexual, para a sociedade, de uma pessoa diante do seu valor como indivíduo.

FICHA TÉCNICA
Texto: Depoimentos reais gravados e reproduzidos fielmente através da técnica Verbatim
Direção, dramaturgia e produção geral: Rogério Pimenta
Versão das músicas: Rogério Pimenta
Coreografias: Lukas Paulino
Elenco: Beatriz Balthasar, Bino Campos, Eliana Low, Letícia Castilho, Lukas Paulino, Maga
Ares, Michelly Salles, Renata Vietas e Rose Maria.

Mais informações: Rogério Pimenta – (11) 98859-5734 / pepper@usp.br