Vai Ter Menina na Ciência

Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Universidade de São Paulo

Dias 14, 21 e 28 de novembro de 2020

9h às 12h e 14h às 16h 

Vai Ter Menina na Ciência

O evento “Vai ter Menina na Ciência” está na segunda edição e tem como principal objetivo incentivar estudantes (meninas) do ensino fundamental 2 (oitavo e nono anos) e ensino médio em carreiras relacionadas com Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O evento é totalmente gratuito e contará com diversas atividades ao longo de três dias. As atividades que serão realizadas incluem palestras de cientistas-mulheres e realização de atividades online, de forma que as estudantes poderão conhecer um pouco do dia-a-dia de uma cientista.

Data: 14, 21 e 28 de novembro de 2020 (das 10h às 12h e 14h às 16h).

Público-alvo: meninas do 8º e 9º anos do ensino fundamental 2 e ensino médio da rede pública ou particular.

Forma de participação: plataformas online de videoconferência (o endereço online será divulgado alguns dias antes do evento).

Atividades

Ciência da Computação
Responsáveis: Profª Dr.ª Sarajane Marques Peres e Profª Dr.ª Karina Valdivia Delgado

Na oficina de computação, as estudantes trabalharão conosco usando programação. Nós vamos ter a companhia de um robô que pode ser programado usando um conceito chamado "programação por blocos". Faremos demonstrações de programação que faz com que o robô se movimente, toque uma música ou exiba uma imagem. Essa atividade também será boa para entendermos melhor as limitações dos robôs atuais. Serão apresentados alguns conceitos de Inteligência Artificial com ajuda de um jogo muito conhecido e disponível para todos que têm acesso à internet. Além disso, vamos bater um papo sobre mulheres que foram importantes para a ciência da computação e mostrar um pouco do que nós, cientistas da computação, podemos fazer.

Laboratórios de Ciências para meninas

Lab das Minas
Realizaremos uma apresentação do projeto, contando sobre nossos objetivos como grupo e mostraremos uma oficina de Física que ensina conceitos de Termodinâmica utilizando água e sal.

Meninas na ciência do IFSP-SMP
Convidamos vocês para participarem de um super QUIZ que traz a reflexão sobre como imaginamos as cientistas, quais conhecemos e como nos vemos na Ciência.

Clube de Ciências para meninas do CCA
Um grupo de pesquisa da EACH-USP contará um pouco sobre o projeto e apresentará materiais lúdicos sobre a importância da divulgação científica e o protagonismo infanto-juvenil de meninas da Zona Leste de São Paulo.

Farmacologia e Envelhecimento
Responsável: Profª Dr.ª Tânia Araujo Viel

Você já ouviu falar na doença de Alzheimer e como a memória vai se perdendo na presença dessa doença? Sabia que toxinas de animais marinhos podem ser grandes aliadas para manter a saúde? Nessa conversa sobre Biotecnologia Marinha e Envelhecimento você irá conhecer as potencialidades dos animais e plantas que habitam os oceanos e como eles podem ser auxiliares na terapia para manutenção da memória ao longo do envelhecimento. Vamos entender, também, como as toxinas, conhecidas como antigas vilãs podem ter um grande potencial para proteção do cérebro.


Ciências Ambientais/ Oceonografia

Responsável: Profª Dr.ª Wânia Duleba

Palestra sobre papel do mar como moderador do clima, provedor de alimentos, empregos e oportunidades. Também serão abordados temas sobre as ameaças aos sistemas oceânicos (poluição, pesca predatória, fragilidade de muitos ecossistemas oceânicos - Antártica), impacto da humanidade nos oceanos, ODS14 e a Década da Ciência Oceânica da UNESCO.


Física

Responsável: Profª Dr.ª Adriana P. B. Tufaile

Nesta atividade, a Profa Adriana explicará curiosos fenômenos luminosos do céu, incluindo o Milagre do Sol, também conhecido como Milagre de Fátima e o efeito Glória associado à auréola dos santos. Além disso, ela conversará com você sobre formação e atuação de uma física brasileira.

Biologia
Responsável: Msc. Elen Cristina Faht e Dra Fabiana C. Pioker Hara

Confecção de terrário educativo; nesta atividade, nós ensinaremos a montagem de um ecossistema fechado e conversaremos sobre o ciclo da água, acompanhando as transformações que ocorrem no interior do terrário ao longo do tempo.

Matemática

Responsável:Profª Drª Rosana R. S. Vargas

Matemática: Um substantivo feminino
Julia Jaccoud, mais conhecida na internet como A Matemaníaca, é formada em Licenciatura em Matemática pela USP tem um canal no youtube com o objetivo de tornar a matemática acessível. Hoje ela vem para bater um papo sobre suas experiências e falar um pouquinho mais sobre como esse é um lugar para nós mulheres sim!.

Ciências da Terra

Responsável: Profª Dr.ªRosely Imbernon 

Nesta atividade, teremos como convidada a Profa Cristina Calheiros, uma engenheira ambiental e doutora em Biotecnologia, que nos contará sobre sua carreira científica em Portugal. Atualmente, ela é pesquisadora do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (Portugal) e professora convidada da Universidade de São José de Macau no Mestrado em Ciências Ambientais e Gestão.


Química
Responsável: Profª Dr.ªKathia Maria Honório

Nesta atividade teremos a participação da Profa Dra Vanderlan Bolzani (atual presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo) e a Dra Lidiane Oliveira (empresa Rhodia-Solvay), as quais nos contarão um pouco sobre como é ser uma cientista-mulher na academia e na indústria, assim como o percurso que precisaram fazer para chegar neste patamar e se tornarem mulheres de referência.


Produtos Naturais
Responsável: Profª Dr.ª Miriam Sannomiya

Nesta atividade, falaremos e apresentaremos, se possível, sobre o que são e como são os opiliões. Em um panorama geral, apontaremos as principais características do animal, bem como sua composição e possíveis usos de sua secreção em benefício aos seres humanos.